Agronegócios
Importações de trigo aumentam em julho com produto argentino mais competitivo
Oferta restrita de lotes de maior qualidade elevou a demanda externa, enquanto o preço do cereal importado ficou abaixo do praticado no mercado brasileiro.
BATANEWS/OPR
As importações brasileiras de trigo aumentaram em julho, em um cenário de oferta mais restrita no mercado spot, especialmente de lotes com qualidade superior, com peso do hectolitro (PH) acima de 78. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço médio do cereal importado ficou abaixo das cotações praticadas no mercado brasileiro, favorecendo a competitividade do produto estrangeiro, principalmente do trigo argentino.
No Rio Grande do Sul, importante estado produtor, o preço médio nominal do trigo nacional permaneceu acima do valor médio do cereal importado. Diante dessa diferença, vendedores brasileiros precisaram ajustar os preços das ofertas para tentar competir com o produto trazido do exterior.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que o volume de trigo desembarcado nos portos brasileiros em julho foi o maior registrado em 2026 até aquele mês.
Apesar do aumento nas compras externas em julho, o resultado acumulado ainda está abaixo do registrado no ano passado. Nos 12 meses encerrados em julho, as importações permanecem inferiores às do período equivalente anterior.
No acumulado de janeiro a julho de 2026, o Brasil também importou menos trigo do que nos primeiros sete meses de 2025. Segundo os dados da Secex, o volume é o menor para o período nos últimos três anos.
O movimento indica que a alta das importações em julho está mais relacionada às condições específicas de oferta e preços no mercado interno do que a uma expansão generalizada das compras externas. A menor disponibilidade de trigo de maior qualidade aumenta a necessidade de buscar produto no exterior, sobretudo quando o cereal importado apresenta vantagem de preço.




